quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SEMANA DO MAGISTÉRIO


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

JOGOS ESTUDANTIS DE XADREZ

Os jogos estudantis de xadrez – Fase Regional ocorreram no CEU Jaçanã nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2014, e contou com a partipação de 23 escolas da Diretoria Regional de Educação – Jaçanã Tremembé.

Confira a matéria completa realizada pela equipe da Rádio JMS 3.0 clicando aqui.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) 2013


A Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé tem o orgulho de parabenizar as 16 escolas que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013.
A cerimônia de homenagem ocorreu no Auditório do Ibirapuera, no ultimo dia 21 de outubro, e contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad, o Secretário Municipal de Educação Cesar Callegari, os Diretores Regionais de Educação das 13 Diretorias Regionais de Ensino, representantes das Unidades Educacionais homenageadas, entre demais convidados.
Das 329 escolas homenageadas, 126 atingiram ou ultrapassaram a meta estabelecida, e outras 203 evoluíram atingindo resultado igual ou superior à média geral estabelecida para as unidades escolares da Rede Municipal para os anos finais do Ensino Fundamental.
Parabéns a todas as escolas homenageadas, principalmente às dezesseis escolas da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé. Agradecemos a colaboração de todos os funcionários que prezam e contribuem para a construção de uma educação cada vez melhor.

RELAÇÃO DAS UNIDADES PREMIADAS IDEB

EMEF HÉLIO FRANCO CHAVES, CEL.
EMEF CELIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN, PROFA.
EMEF ADOLPHO OTTO DE LAET, PROF.
EMEF GASTÃO MOUTUNHO, CTE.
EMEF MARTIN FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA
EMEF RONDON, MAL.
EMEF RUY BARBOSA
EMEF ROMÃO GOMES, CEL.
EMEF JOÃO DOMINGUES SAMPAIO
EMEF PEDRP I, D.
EMEF TAMANDARE, ALM.
EMEF JULIO MARCONDES SALGADO, GEN.
EMEF FRANKLÇIN AUGUSTO DE MOURA CAMPOS, PROF.
EMEF RODRIGUES AÇVES
EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA.
EMEF HIPOLITO JOSE DA COSTA












IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um importante indicador de avaliação da qualidade da educação do país, de cada estado, município e escola. O IDEB reúne, em um só indicador, dois conceitos referentes à qualidade da educação: fluxos escolares e médias de desempenho nas avaliações. O IDEB prevê metas de resultados para o país, tanto referentes à educação pública, quanto privada. Cada Rede de Ensino, Federal, Estaduais e Municipais, possui as suas metas de resultado e, da mesma forma, cada escola individualmente também possui uma meta específica.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

VISITA AO ITAÚ CULTURAL

A Diretoria Regional de Educação em parceria com o Itaú Cultural, proporcionou as crianças do CEI Adelaide Lopes uma visita ao Itaú Cultural, para a Mostra "Singularidades/Anotações - Rumos Artes Visuais 1998-2013".


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RECREIO NAS FÉRIAS 2015





sexta-feira, 17 de outubro de 2014

RESPEITE O TRÂNSITO, AME A VIDA!


Essa foi a mensagem principal transmitida aos pequeninos alunos do CEI Francisco Marcondes Oliveira na semana do trânsito.

Através de atividades dinâmicas e educativas as crianças puderam brincar e aprender a respeitar um assunto tão sério como o trânsito, valorizando o mais importante, a VIDA, não só de cada um deles como também do próximo, porque respeito e amor devem ser aprendidos e compartilhados desde o berço!


JOGOS ESTUDANTIS DE XADREZ



A Diretoria Regional de Educação/Programas Especiais tem o imenso prazer em convidá-los para fazer parte do nosso evento “Jogos Estudantis de Xadrez” do Município de São Paulo, etapa Regional Jaçanã/Tremembé, que terá início no próximo dia 20 de Outubro, a partir das 09 horas, com a cerimônia de abertura, apresentações culturais e jogos de 2 categorias. Nesta data estarão presentes cerca de 500 alunos da rede municipal, representando 25 escolas.
Nos dias 21 e 22 de Outubro os jogos continuam acontecendo, o que possibilitará a participação total de 1250 alunos, representando as categorias com idade inferior a 06 anos, até a categoria Livre, onde não há restrição quanto à idade.
Os “Jogos Estudantis de Xadrez” acontecem anualmente, destinando-se aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs, Escolas Municipais de Educação Especial – EMEEs, Centros Educacionais Unificados – CEUs e as Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs da Rede Municipal de Ensino e têm como objetivos:

- Oferecer atividades de caráter educacional, articuladas com as de cunho cultural, social e esportivo em ampliação do tempo de permanência do aluno na escola;
- Utilizar o xadrez como instrumento que favorece o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Deste modo, convidamos a todos para acompanhar um importante trabalho das práticas educacionais, culturais e esportivas em nossa região.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SEMANA DAS CRIANÇAS E DIA DA FAMÍLIA


"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
(Gilberto dos Reis)

Essa é a época da qual mais temos saudades quando envelhecemos. É a melhor fase da vida, onde a inocência é a principal característica desses pequenos seres, e devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança. Pensando nisso nossas Unidades de Ensino desenvolveram uma semana especial da família, visando alcançar não apenas as crianças como também seus parentes mais queridos, participando de atividades culturais e divertidas promovidas pelas escolas e professores.
A programação contou com diversas atividades, entre elas passeios, oficinas, teatros, mostras culturais, danças, brincadeiras e muito mais, tudo recheado de muito conhecimento e diversão para toda a família.

Veja algumas fotos:

CEI - ADELAIDE LOPES RODRIGUES


CEI VILA CONSTANÇA


EMEBS ME LUCIE BRAY


EMEF ENÉAS CARVALHO DE AGUIAR


EMEF FRANKLIN AUGUSTO DE MOURA CAMPOS


EMEF LOURENÇO FILHO


MARTIN FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA



TÃO IMPORTANTE QUANTO O VOO É ENSINAR A VOAR!


        Hoje é o dia de quem nos ensina a ir além, estimulando nossas conquistas e descobertas, porque ensinar é muito mais do que sala de aula, é a arte de levar e elevar a nossa mente pelos infindáveis caminhos do conhecimento. Parabéns Professor!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DIA DA FAMILIA NO CEI ADELAIDE LOPES RODRIGUES



Se a criança aprende enquanto brinca e ela é movida pela curiosidade, assimilando assim, o conhecimento, a Mostra Cultural de Setembro/2014 é a expressão de todos os projetos desenvolvidos pela criança durante o decorrer do ano, que compõe o Projeto Político Pedagógico de nossa Comunidade Escolar. Ressaltamos que, todo envolvimento e alegria manifesta pela criança na realização destas atividades compõem o principal objetivo do Projeto “Dia da Família – 2.ª Mostra Cultural das Crianças do CEI Adelaide Lopes Rodrigues”.
 

Pais, professores e todos os membros da comunidade escolar contribuíram de maneira decisiva na realização das atividades, a fim de apresentar algumas linguagens da criança, suas expressões afetivas e potencializar sua cultura. Isso é fundamental mediante a parceria e boa relação entre família e escola, transmitindo à criança tranquilidade, segurança e confiança para que o seu desenvolvimento decorra respeitando as singularidades de cada uma. A ação educativa entre a família e a nossa Unidade Educacional, é reconhecida como um trabalho em complementaridade e partilha de responsabilidade, visando o pleno desenvolvimento da criança.


  

   

MOSTRA CULTURAL: A INFÂNCIA E A ESCUTA DAS CRIANÇAS



Neste sábado, 11/10 foi realizada mais uma mostra cultural dos alunos da EMEI Prof. Enio Corrêa. O projeto visa integrar pais, alunos e professores, inserindo os alunos no convívio social e trabalho em equipe.

No inicio do ano letivo cada professora busca descobrir quais assuntos despertam o interesse dos alunos, expondo um leque de opções e verificando quais delas estimulam mais a curiosidade dos pequeninos que, entre 3 e 6 anos, se encontram em fase de descobertas e interação com o mundo ao redor.

O foco é saber ouvir as crianças e encontrar o ponto de partida através delas para se trabalhar da melhor forma, com assuntos que interessem e envolvam as crianças, para que elas possam adquirir conhecimento através de uma forma divertida e interessante.

São 10 turmas no total, e cada turma trabalha um tema diferente durante o ano, juntamente com seus professores e o auxilio das famílias, para exercitarem o trabalho em equipe e poder contar com o acompanhamento e apoio dos pais nesse processo de aprendizagem.

A interação com os pais e demais familiares na busca de conhecimento é muito importante para os alunos e reflete nas salas de aulas, pois eles chegam mais comprometidos e interessados nos temas propostos, e os pais, por sua vez, tem uma participação mais ativa na educação e na vida de seus filhos.

A mostra cultural acontece no final desse projeto que vem se desenvolvendo no decorrer do ano, e é o resultado dos esforços de pais, alunos e professores. Todos os temas são integrados e os alunos e pais podem expor o tema trabalhado e conhecer os temas das outras turmas, é uma forma de socializar e interagir, unindo conhecimento e diversão de um jeito interativo, que abre as portas de um mundo novo e expande os horizontes de quem está apenas no começo.

Este ano os alunos trabalharam temas variados como danças indígenas, história dos dinossauros, tipos variados de insetos, tribos e índios da Amazônia, conheceram novos instrumentos musicais em um circuito de sons, participaram de oficinas de artes e de origami, aprenderam sobre os jornais eletrônicos e impressos, elaborando o primeiro jornal da escola, e descobriram que principes e princesas não existem apenas nos contos de fadas, pois em algumas culturas eles fazem parte do mundo real.

Dessa forma dinâmica e divertida os professores conseguiram trabalhar varios temas da educação, como biologia, história, geográfia, português, artes e matemática, socializando e intregando alunos e suas famílias numa forma  divertida de aprender, unindo cultura e conhecimento.