sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Projeto África na Escola






















Evento apresenta uma cultura diversificada e com um importante papel na história do país.

No dia 18 de novembro, às 14h, acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho mais uma edição anual do "Projeto África na Escola" que visa apresentar aos alunos e comunidade a cultura africana e suas importantes contribuições na formação da sociedade brasileira.

O projeto conta com atividades programadas como:

- Leitura dramatizada da “Lenda do Baobá”.
- Apresentação de capoeira
- Desfile: Os símbolos Tchokwe – pintura corporal.
- Apresentação musical: Kuduro – dança angolana.
- Jogral de poesia africana: José Caveirinha.

Esta ação está prevista pela lei 10.639 de 2003, que dá obrigatoriedade ao ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas, e é uma das ações afirmativas promovidas pela Unidade de Ensino todos os anos, visando proporcionar aos alunos e a comunidade uma vivência cultural diversificada e conhecimento sobre a história do país.

Projeto África na Escola
Datas: 17 e 18 de novembro
Horário: 14 horas
Local: EMEF Lourenço Filho
Endereço: Rua São Geraldino, 212, Vila Constança

Novembro Negro - Seminários, oficinas e atrações artísticas estão marcando de 8 a 30 de novembro a II Mostra Cultural Novembro Negro nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). A mostra pretende valorizar as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira e promover o debate acerca das diferentes manifestações culturais. Serão, ao todo, 14 seminários formativos para os professores da Rede Municipal de Ensino, 40 oficinas para os alunos e 40 atrações artísticas.

O Dia 20 de Novembro é lembrado como o provável dia da morte de Zumbi dos Palmares no ano de 1695, símbolo histórico da resistência negra. Desde a década de 1970 líderes do movimento negro propõem a comemoração deste dia como o Dia da Consciência Negra. Seu objetivo é fazer refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial.

Leituraço – Além do Novembro Negro, de 3 a 13 deste mês, leituras simultâneas de obras africanas e afro-brasileiras nas escolas da Rede Municipal de Ensino também marcaram os atos comemorativos do Dia da Consciência Negra. A experiência envolveu cerca de 800 mil alunos de 1.462 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFs), de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) diretas.

Nas 567 escolas de Ensino Fundamental e Médio, de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), o Leituraço foi uma experiência de leitura que envolveu cerca de 550 mil alunos. Nessas unidades, a ação inédita compreendeu leituras que duraram 30 minutos, sempre na primeira aula do período, mobilizando estudantes e professores em ações simultâneas. Foram selecionados 13 títulos, divididos entre os três Ciclos do Ensino Fundamental: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Já para os cerca de 250 mil alunos das 895 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) diretas, a Secretaria Municipal de Educação as sessões de leitura foram feitas nas salas de aula ao longo do período de aula.

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