terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Movimentando a história do bairro, aprendendo com nosso entorno


EMEI Margareth de Fátima Marques de Azevedo realiza Mostra Cultural

No dia 29 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Margareth de Fátima Marques de Azevedo, localizada no bairro Jardim Fontalis, realizou uma Feira Cultural para apresentar o Projeto de Trabalho “Movimentando a história do bairro, aprendendo com nosso entorno”.

O projeto é resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano com os alunos e professores e a sua apresentação acontece no final do período letivo, no qual os alunos expressam os conhecimentos adquiridos sobre a temática escolhida por meio de apresentações de teatro, danças, declamação de poemas e a exposição dos trabalhos.

Neste ano, cada turno desenvolveu uma temática diferente com base nas pesquisas realizadas sobre o bairro. O turno da manhã desenvolveu o tema “O que fazer para o lazer acontecer”, que foi uma grande problemática apontada por pais e alunos, devido aos poucos espaços de lazer para as crianças.

O turno intermediário, refletindo sobre a problemática do lixo, trabalhou o tema “Nosso bairro transformando o lixo, antes que o lixo transforme o bairro”. “O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim, torna-se fundamental a conscientização de toda a comunidade escolar quanto à responsabilidade na produção e no descarte correto do lixo”, disse a diretora da EMEI, Adalgisa Carneiro, sobre a importância da escolha desse tema.

O turno da tarde pesquisou sobre os bichos da Cantareira, com o tema “Ih! Cadê?! O bicho sumiu...”, realizando estudos sobre as consequências das ações do homem sobre o meio ambiente e os danos causados aos animais. E os alunos do 5º ano B e 5° ano C do período da manhã, juntamente com alunos do 6° ano K e 6° ano J do período da tarde, revitalizaram o jardim da escola, desenvolvendo o tema “Semeando”, que teve como objetivo promover a solidariedade, o respeito, o amor ao planeta e ao mundo, onde as crianças assumam o compromisso de multiplicadores da vida.

A proposta do projeto é integrar, a todas as linguagens, assuntos do cotidiano dos alunos que façam parte da realidade da comunidade em que vivem e que gerem uma reflexão e conscientização. “O maior privilégio é ver a participação intensiva dos pais e alunos com o evento, pois todos se envolveram na elaboração dos projetos e se comprometeram com os temas”, comenta a diretora.

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