terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Trabalho Colaborativo Autoral na EMEF João Ramos Pernambuco Abolicionista


Vídeo produzido por professores e alunos do 9º ano relata a experiência do TCA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Ramos Pernambuco Abolicionista, localizada no bairro Jardim Virgínia Bianca, produziu um vídeo sobre o Trabalho Colaborativo Autoral (TCA), contando como foi a primeira experiência de seus alunos e professores na realização do projeto.

O vídeo conta com os depoimentos dos alunos Samanta da Hora e Denilson Aparecido, do 9° ano, que desenvolveram um trabalho sobre a Vila Albertina. “TCA é quando um grupo escolhe um tema e por meio desse tema cria uma ação que beneficia a comunidade”, relata a aluna Samanta da Hora.

Os alunos iniciaram o trabalho com um questionário investigativo e na sequência fizeram uma pesquisa de campo, a fim de levantar temas interessantes para desenvolver e realizar as intervenções sociais necessárias. O aluno Denilson Aparecido fala da experiência positiva desse processo, “o TCA é bem interessante porque ele não trabalha só uma disciplina, mas ele trabalha no geral, todas as disciplinas, e a gente sai pra campo, não fica só na folha e caderno, mas coloca em pratica pra depois passar para a folha e caderno”.

No vídeo também há depoimentos das professoras Denise Rizzi e Miriam Milanela, e da diretora da escola, Sônia Regina Parron, contando como foi a vivência do trabalho e como os alunos participaram das etapas juntamente com seus professores. “O que mais chamou minha atenção durante a implementação do TCA foi o quanto ele contribuiu com as relações dentro da Unidade de Ensino, para relações mais democráticas e para as relações horizontais dentro da unidade, fortalecendo assim o nosso objetivo de protagonismo do aluno e de construção de uma educação voltada para a transformação social”, conta a diretora.

TCA - O Trabalho Colaborativo de Autoria – TCA - é uma atividade que se inicia no 7º ano por meio de pesquisas que promovam a percepção, por parte dos alunos, dos desafios locais ou globais que mais os incomodam. A partir dessa constatação é definido um tema de trabalho e se inicia a elaboração de um projeto de intervenção social para enfrentar esses desafios. No final do 9º ano, esse projeto deve ser concluído e apresentado. A partir deste ano de 2014, por conta das diretrizes do Programa Mais Educação São Paulo, o TCA se torna obrigatório para a conclusão do Ciclo Autoral (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental).



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